29 Setembro

Como diminuir os efeitos do fuso horário

Por Plusway • [0] ComentáriosDeixe seu comentário

Para os leigos, vale dizer que este incômodo sentido por causa do fuso horário é chamado de jet lag.

Quanto mais se viaja para lugares com fusos horários diferentes, no menor espaço de tempo, mais os turistas sentem os efeitos do jet lag.

Uma semana antes da viagem, procure dormir e acordar uma hora antes do que você está acostumado, isto é, a cada dia da semana durma uma hora antes em relação ao outros dias.

Vôos muitos longos, geralmente acima de 10 horas de duração provocam sintomas maiores do jet lag.

Procure reduzir os efeitos de uma viagem longa de avião, caminhe a cada 2 horas ou ao menos estique as pernas para evitar problemas circulatórios.

Beba muito líquido, de preferência água mineral para evitar a desidratação a bordo.

Por mais difícil que possa parecer, procure descansar durante o vôo e dormir para que ao chegar ao destino seu corpo sinta menos sonolência e preguiça.

Ao comprar a passagem aérea, opte por vôos que cheguem ao seu destino na parte da manhã, isso facilita sua adaptação ao novo fuso horário.

Ao desembarcar, siga o ritmo das pessoas do local, isto é, vá dormir apenas se for noite, evite tentar compensar o sono durante o dia ou tarde porque isso atrapalha ainda mais seu relógio biológico.

28 Setembro

Não cometa gafes no exterior!!!

Por Plusway • [0] ComentáriosDeixe seu comentário

 

Para não cometer gafes no exterior informe-se sobre a cultura do país a ser visitado. O que é apreciado em um lugar pode não fazer diferença em outro.

Na Itália, por exemplo , você vai agradar se chamar seu interlocutor pelo título (doutor, engenheiro), seguido pelo sobrenome.

Na França, o prenome nunca é usado nos contatos comerciais. País de origem da palavra etiqueta, a regra geral é a formalidade. Os franceses evitam o contato físico com estranhos, embora, entre amigos, mesmo homens troquem quatro beijos quando se encontram. Sanduíches e frutas ( sempre descascadas) são comidos com garfo e faca, e palitar os dentes é proibido pela Vigilância Sanitária.

É falta de educação conversar com alguém tendo as mãos nos bolsos- e outras coisinhas mais.

Nos Estados Unidos, convém perguntar como a pessoa prefere ser chamada.

Algumas regras de postura também devem ser observadas. Na Alemanha, nunca tire o paletó e arregace as mangas da camisa. Isso é visto como sinal de desleixo. Considera-se falta de educação apertar a mão de alguém mantendo a outra no bolso.

Na Suiça, ficar largado na cadeira beira a grosseria.

Na Coréia do Sul, nunca converse com as mãos nos bolsos ou para trás porque é considerado um ato grosseiro.

Se tiver que presentear um japonês, jamais lhe dê um relógio, porque ele simboliza a morte.
No Japão mostrar a boca aberta é considerado falta de educação, principalmente para as mulheres. É por isso que elas sempre cobrem a boca quando riem. Na hora do cumprimento, uma breve curvatura demonstra respeito e evita-se olhar no olho, gesto considerado rude. Para demonstrar concentração e atenção, é comum os japoneses fecharem os olhos e balançarem a cabeça para cima e para baixo, coisa que os ocidentais em geral interpretam como sono.

Na Holanda, a dona de casa prova a comida primeiro, na frente de todos.

Na Bulgária, assim como na Tailândia, balançar a cabeça de um lado para o outro quer dizer sim e para cima e para baixo, não.

A maior das gafes cometidas por brasileiros em Portugal tem origem na língua – o que é normal em um país onde bicha quer dizer fila. Outra falta comum que os brasileiros cometem em Portugal ( e nos países europeus em geral) é apalpar frutas e legumes antes de se decidir por comprá-los.

Na Irlanda, fora os beijos em público, a maior ofensa é deixar de pagar uma rodada de drinques para os companheiros de pub, quando chegar a sua vez de fazê-lo.

Na Índia, por mais estranha que seja a pessoa que caminha em sua direção, não olhe muito para ela. Encarar em indiano é para ele uma humilhação.

Na China, o sobrenome ou o nome de família sempre antecede o nome da pessoa: na hora do comprimento, o hábito é de apertar a mão de leve e balançar bastante o braço; em geral, o chinês não sorri porque não é de bom tom demonstrar emoções; e é melhor evitar so toque, já que demonstrações públicas de afeto são raras (embora amigas mulheres ou amigos homens andem de mãos dadas na rua).

Em algumas tribos do Tibete, mostrar a língua para outras pessoas é uma forma de cumprimento.

Depois dessas dicas não tem como errar. Então, Boa Viagem!

22 Setembro

Dicas para arrumar mala em viagem de intercâmbio

Por Plusway • [0] ComentáriosDeixe seu comentário

Esta é uma dúvida que muitos intercambistas têm na hora de arrumar sua mala para uma viagem de intercâmbio.

A primeira informação importante é que, não importa o tempo que você vai passar no exterior, pode ser 1, 3, 6, 9, 12 ou mais meses, a quantidade de roupas e acessórios deve ser sempre a mesma.

São muitos os motivos pelos quais você não deve levar seu guarda-roupa inteiro em uma viagem ao exterior, pelo simples fato de que vai morar fora por um tempo.

Primeiro, em média um passageiro tem direito a 2 volumes de até 32 quilos cada, para vôos internacionais partindo do Brasil.

Se você levar seu guarda-roupa inteiro, provavelmente esta franquia gratuita de bagagem será ultrapassada e você pagará muito caro por cada quilo de excesso.

Em segundo lugar, quem vai carregar todas estas malas é você, portanto, planeje bem sua mala para não ter que se deslocar feito doido(a) com várias malas pesadas sem necessidade e ainda ter problemas futuros de coluna.

O primeiro passo para definir que roupas, sapatos e acessórios levar é saber como é o clima no país de destino e principalmente, na cidade onde vai morar. De posse destas informações, você saberá que tipo de roupas deve levar e que outras peças do vestuário não são necessárias.

Ao chegar ao seu destino, no local onde for ficar hospedado(a), tire logo as peças de sua mala e coloque-as em um armário ou gaveta. Não deixe roupa dobrada na mala porque com o tempo elas amassam muito e você vai precisar passar a cada vez que for usar.

No exterior é muito comum as pessoas usarem uma mesma peça de roupa durante vários dias da semana, ninguém fica reparando o que você está usando, porém, se você não se sente bem assim, opte por levar peças de roupas de cores neutras, que possibilitem várias combinações durante a semana, assim, com menos peças de roupa, você cria visuais diferentes durante toda a semana.

Uma dica importante para quem vai para países muito frios como o Canadá, Estados Unidos, entre outros, é não levar roupas de frio do Brasil. Porque na época de inverno por lá, o frio é intenso em várias
cidades e as nossas roupas de frio, compradas no Brasil, geralmente não suportam estas temperaturas e você vai continuar sentindo frio do mesmo jeito, por isso, deixe estas peças de roupa em casa e compre lá as peças que precisar. Se você quiser, leve apenas uma ou outra peça, para não sentir frio na viagem e pronto.

No exterior, você vai encontrar sempre liquidações de roupas de inverno por todo lado, basta aproveitar uma destas liquidações e fazer suas compras, a economia pode ser grande e a qualidade é bem superior.

Em países onde cai muita neve no inverno, prepare-se para comprar sapatos especiais lá, pois a umidade e as baixas temperaturas acabam com os sapatos normais, que geralmente levamos do Brasil.

Saiba que, quem fica hospedado em casa de família, geralmente tem a disposição máquina de lavar e secar para a lavagem e secagem semanal de suas peças do vestuário. Toda família costuma deixar claro as regras dos dias e horários em que o intercambista pode lavar e secar suas roupas, pergunte sobre isso logo na chegada.

Para aquelas pessoas que não vão se hospedar em casa de família, saiba que existem lavanderias no exterior, que utilizam o sistema de máquina de lavar e passar acionadas por moedas. O processo é muito simples, você junta e leva suas peças de roupa para lavar e secar coloca tudo dentro da máquina, segue as instruções nela descritos e insere uma moeda referente ao custo da lavagem ou secagem, que geralmente está escrito na própria máquina e costuma ser barato.

Em outros lugares, as lavanderias adotam o sistema de peso, você leva todas as peças até lá, pesa todas em uma balança e o atendente lhe diz o preço a pagar pela lavagem e pela secagem.

Eis uma outra dica, leve ou compre no seu destino um ferro elétrico portátil, de preferência bivolt, destes próprios para viagem, que são menores e mais leves. Após a lavagem e secagem de suas roupas, você vai precisar passar e assim, tendo o ferro, não precisa gastar com isso.

Lembre-se de deixar espaço vazio na sua bagagem, para quando retornar ao Brasil, poder trazer tudo aquilo que você ganhou ou comprou no exterior. O maior erro que um intercambista pode cometer é levar mala cheia demais na ida sem necessidade e depois não ter espaço para trazer o restante.

Por fim, é importante  que você prepare um check-list com tudo aquilo que precisa levar e vá arrumando sua mala pouco a pouco, marcando no check-list as peças já colocadas na bagagem. Não deixe para arrumar sua mala de última hora, quase sempre você acaba esquecendo itens importantes.

08 Setembro

10 dicas para viagens internacionais de avião

Por Plusway • [0] ComentáriosDeixe seu comentário

Oi galera!!

Além de informações sobre o que acontece aqui na agência, vamos postar no blog dicas práticas para quem curte viajar!!!

E para estrear, vamos dar 10 dicas importantes para quem vai fazer uma viagem internacional de avião.

  1. Vista roupas e sapatos confortáveis para a viagem e adequados ao clima do seu destino. Lembre-se, criar uma boa impressão é fundamental, principalmente ao passar pela imigração no exterior.
  2. Use a pochete porta-dinheiro, para ser usada na cintura, internamente às roupas. Esta possui dois compartimentos com zíper para você guardar documentos, dinheiro, cartões, cheque, cheque travellers, passaprte, entre outros. Ideal para evitar furto de seus pertences durante a viagem.
  3. Guarde a passagem aérea, os vouchers, documentos e comprevantes diversos, em lugar seguro dentro da bagagem de mão, pois, no seu desembarque no país estrangeiro, estes documentos lhe serão exigidos ao passar pela imigração, bem como, na sua estada no seu destino de viagem.
  4. Coloque objetos de valor e equipamentos eletrônicos na sua bagagem de mão, pois, se estes forem despachados na bagagem comum, há o risco de furto ou mesmo a qubra destes objetos.
  5. Lembre-se de colocar na bagagem de mão todos os ítens que podem lhe ser úteis durante o vôo, tais como: medicamentos a serem tomados, livros ou revistas para ler, uma peça extra de roupa, etc. Verifique os ítens que não podem ser levados na bagagem de mão em vôos internacionais antes de arrumar a bagagem.
  6. No dia da viagem, programe-se para sair de casa com omáximo de antecedência possível,afinal, imprevistos podem acontecer e acabar com a sua viagem. Chegue pelo menos 2 horas antes do horário previsto do seu vôo internacional para fazer o check-in. Se o destino for os Estados Unidos, chegue pelo menos 3 horas antes.
  7. Não se esqueça de registrar os objetos de valor, principalmente os aparelhos eletrônicos  importados, que você vailevar naviagem, tais como: máquina fotográfica digital, filmadora, notebook, mp3 player, etc. Basta procurar o posto da Receita Federal do Brasil no aeroporto internacional de embraque, levando consigo os objetos que devem ser conferidos e registrados. Para isso, acrescente pelo menos mais 1 hora de antecedência, pois poderá haver fila no posto de atendimento e demora no preenchimento da documentação.
  8. Leve sempre com você uma lista de telefones úteis dos parentes, da agência de viagem ou agente de viagem, da embaixada brasileira no país de destino, seguradora de viagem, entre outros, caso precise telefonar para alguém durante a viagem.
  9. Durante o vôo, procure movimentar braços e pernas a cada 2 horas, assim, você evita problemas graves de circulação, que podem levar até ao óbito. Na poltrona mesmo é possível fazer alguns movimentos de alongamento, porém, se possível, levante-se e faça breves caminhadas pelo corredor do avião.
  10. Evite beber bebidas alcóolicas e comer alimentos e molhos gordurosos antes e durante a viagem, pois, você poderá ter problemas intestinais à bordo, que podem atrapalhar seu bem-estar durante a viagem.

É isso aí, espero que vocês aproveitem a viagem e até a próxima!

11 Agosto

Estudante Plus Way

Por Plusway • [0] ComentáriosDeixe seu comentário

Sair de casa para estudar fora não é uma decisão fácil, requer muita coragem e força de vontade.

Como incentivo a todos que querem estudar fora mas tem receio do que vai encontrar, estamos postando o depoimento do Estudante Pedro das Virgens, que viajou para a Austrália aqui pela Plus Way.

Comentário de Pedro:

Oiiiiiii galera da Plus Way !!! esta tudo indo muito bem!!
ja estou trabalhando e fiz varias viagens interessantes!!!
a escola esta tudo indo nos conformes e estou aprendendo muito!!!!
sou completamente grato por vcs!!! minha familia e muito boa!! super tranquila!!!
nao sei se irei voltar em janeiro. Meu visto eh ate 18 de janeiro,mas talvez eu renove e complete um ano!!!
entao...nao sei se estarei ai no verao pra fazer uma visitinha na plus way!! mas tudo bem....ate um dia!!
e obrigado mais uma vez!!!
valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!! beijo pra todas vcs ai!!! uuuuuhhuuuuuuuuuuuuuu
;)

Então é isso!

Em breve postaremos mais novidades sobre nossos estudantes aqui no Blog!

 

30 Julho

Despedida...

Por Plusway • [0] ComentáriosDeixe seu comentário

Nesta Terça-feira (28/07) aconteceu aqui na Plus Way o último encontro dos estudantes do programa High School EUA antes de sua vigem.

Os estudantes, que embarcarão para os Estados Unidos na próxima Terça-feira (04/08), vieram junto com seus pais receber as últimas dicas da viagem.

O clima de despedida não afetou a animação de Ana Flávia,Carolina, Matheus e Thiago que estão prestes a deixar o país rumo à uma aventura que certamente mudará suas vidas.

O programa High School proporciona a estes jovens a oportunidade de sair de sua terra natal e conhecer uma nova cultura, novos hábitos, novas pessoas, aprender uma nova língua  e vivenciar uma experiência inesquecível.