19 Março

Informações úteis para obtenção de vistos

Por Plusway • [0] Comentários

A pessoa que viaja ao exterior precisa estar ciente que existem vários tipos de vistos, entre eles: visto para turista, visto para estudante, visto para trabalho, residência temporária, residência permanente, entre outros.

Cada país determina suas próprias regras para concessão de cada tipo de visto requerido.

O tempo que você poderá ficar no país de destino será determinado pela autoridade migratória na chegada ao país ou quando da concessão de visto ou autorização de residência. Verifique bem qual foi o prazo autorizado no seu caso.

Lembre-se sempre que a simples concessão do visto pelo consulado ou embaixada não significa que você poderá entrar no país, pois, é sabido que as autoridades migratórias nos aeroportos e postos de fronteira poderão impedir seu ingresso, conforme sua própria avaliação.

Alguns países possuem acordo internacional com o Brasil e por isso não exigem visto para turistas brasileiros.

Porém, saiba que isso não significa que você tenha permissão legal para estudar ou trabalhar.

Um emprego legal no exterior exige uma autorização especial do governo daquele país onde se quer trabalhar. Na maioria dos casos, essa autorização deve ser obtida na embaixada ou no consulado desse país no Brasil.

Essa autorização para trabalho é dada por meio do visto para trabalho ou para residência. Esse visto é um carimbo ou uma etiqueta, colada no passaporte pelo consulado ou embaixada estrangeira.

Lembre-se que trabalhar ou residir em outro país sem o visto válido apropriado é uma irregularidade migratória, que pode acarretar punições e deportação.

Toda pessoa estará irregular no país estrangeiro, se permanecer além do prazo concedido pelo visto. Esse é o procedimento adotado pela maioria dos países e também pode acarretar punições e deportação.

Vale deixar claro que, uma vez que a pessoa entra com um pedido de visto junto ao consulado ou embaixada do país de destino, estes não são obrigados a conceder o tal visto solicitado.

A recusa do visto não necessita ser justificada, apesar de que, na maioria dos casos o oficial consular costuma explicar o(s) motivo(s) do(s) visto(s) ser(em) negado(s).

Vale lembrar que alguns países não possuem embaixadas e consulados no Brasil, nestes casos, você deverá procurar as representações diplomáticas destes países em outros países.

Deixe seu comentário