23 Agosto

Intercâmbio: Impagável, incomparável, maravilhoso.

Por Plusway • [0] Comentários

Impagável, incomparável, maravilhoso...
Eu poderia usar milhares de palavras para definir o intercâmbio, mas nenhuma delas conseguiria de fato passar e descrever todo o conjunto de sentimentos e sensações que essa experiência provoca.
Eu escolhi o Canadá, que foi um país que eu sempre tive um apego e uma enorme vontade de conhecer. Através da Plus Way, tive mais conhecimento sobre os programas e todas as oportunidades que o país apresenta para estudantes internacionais. Eu era muito convicta de minha decisão, mas tinha cá meus medos e anseios. O pessoal da Plus Way foi muito atencioso, me deu dicas e e instruções de como me adaptar por lá sem maiores problemas e desesperos, e eu acredito que isso fez com que eu seguisse viagem mais tranquila e confortável.
Antes de viajar, eu tive conhecimento sobre a cidade em que ficaria, a escola e minha Host Family. Fui colocada na pequena cidade de Barrington, Nova Scotia, com cerca de 7000 habitantes, com a escola tendo cerca de 700 alunos. Eu particularmente, gostei muito da localidade, por que preferia (e me foi recomendado) um lugar longe dos centros urbanos, aonde eu evitaria o contato com outros brasileiros que retardariam minha aprendizagem na língua inglesa.
No dia 2 de fevereiro, eu saí de Natal e fui recebida por muita neve e por minha host family, que já estava de braços abertos ao me ver. A partir daí minha vida e tudo que eu considerava rotina ganharam uma nova cara. As pessoas, a escola, minha família, o clima, a comida... Tudo era novo, e eu amava cada um desses aspectos. Com o passar do tempo meu inglês fluía, e eu fui capaz de me integrar na cultura canadense, enquanto amadurecia e aprendia sobre responsabilidades. Também conheci outros intercâmbistas de diversas nacionalidades, o que ampliou mais ainda minha visão de mundo e foi mais uma aprendizagem. Não há uma só coisa que eu consiga reclamar sobre os 5 meses que passei no Canadá, só talvez o cansaço mental que é ter que se acostumar com outra língua e as saudades, que eram logo preenchidas por todas as atividades e o tempo que eu podia passar com meus amigos e minha host family. Eu ganhei uma segunda casa e uma porção de amigos que eu levarei para sempre comigo na memória, além de um domínio melhor na língua inglesa, que eu acredito que será muito útil para mim no futuro.
Bem, eu acredito que viver de uma experiência como essa te faz crescer e repensar sobre todos os seus conceitos de mundo. É algo que eu recomendo e que eu faria de novo e de novo. Por fim, agradeço a Plus Way por todo o apoio e o comprometimento, por serem parte importante dessa experiência simplesmente inesquecível.
 
Por : Emille Toscano

 

Deixe seu comentário